Métodos anticoncepcionais cirúrgicos

Laqueadura

Também conhecida como ligadura de trompas, é um método bem radical pois é feita por meio de uma cirurgia e é definitivo, com eficácia de 99,5%. Após o procedimento, a mulher se torna estéril, ou seja, não será mais capaz de engravidar. Na cirurgia, corta-se ou amarra-se as trompas uterinas, impedindo o encontro dos óvulos com os espermatozoide. Indicado apenas para quem tem mais de 25 anos, ao menos dois filhos e certeza absoluta que não quer engravidar nunca mais.

 

Vasectomia

Método radical, pois além de cirúrgico, é definitivo, com 99,9% de eficácia. Após o procedimento, o homem se torna estéril. Na cirurgia, que é relativamente simples, corta-se o canal que leva os espermatozoides do testículo às vesículas seminais, onde é produzido o esperma, impedindo a saída deles do pênis. Após a vasectomia, a ejaculação continua normal, só que sem liberar espermatozoides. Recomendado apenas para homens com mais e 30 anos, que já tenham filhos e a certeza de que não vão querer outros futuramente.

Não confunda vasectomia com castração, que é a remoção dos testículos. Além disso, o método não influencia na potência sexual, nem altera a libido ou a sensibilidade do genital.

Importante, são necessárias até 16 ejaculações para eliminar completamente os espermatozoides que estavam já armazenados antes da cirurgia. Portanto, até o médico liberar, tem que usar outras formas de proteção.