O movimento A Vida é Feita de Escolhas

Se joga nesse movimento!

 

E aí, galera? Tudo bem com vocês? A gente está aqui para conversar bastante e, sabe como é, estamos ainda um pouco tímidas para falar de nós e do que queremos com o movimento A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS. Afinal, esse é o nosso primeiro post 😉

Pra começar com o pé direito, vamos falar quem somos nós. Sou a Lyne, tenho 16 anos, estou no Ensino Médio e, no momento, não tenho namorado. Deixei de sair com um boy, pois ele estava ficando meio grude. Ainda quero curtir muitas aventuras e viagens, além de estudar e de viver alguns sonhos bacanas, antes de namorar.

Minha best é a Niki. Estudamos juntas há mais de 4 anos. Ela é a mais vaidosa de nós duas e adora makes e as peças “tem de ter” de cada temporada. Ama esportes radicais e tocar em uma banda só de meninas, “As Rox” (dou a maior força pra Niki seguir essa carreira!).

Então, a ideia de criar o movimento A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS surgiu quando participamos na escola de uma palestra sobre educação sexual e ficamos sabendo que mais de 7 milhões de garotas com menos de 18 anos ficam grávidas por ano no mundo. Você sabia? A gente não imaginava!

No Brasil, tem pesquisa que mostra que 12% das adolescentes com idade entre 15 a 19 anos têm pelo menos um filho, quase sempre, fruto de uma gravidez não planejada (tem gente que fala em gravidez por acidente). Pensamos: puxa, poderia ser uma de nós! Será que podemos fazer algo para entender a situação e mudar alguma coisa?

Não deu outra! Niki e eu somos decididas e resolvemos colocar uma ideia que tivemos em prática! Conversamos com professores, com nossos pais e amigos. Percebemos que cada pessoa tem uma opinião e que nós temos muitas dúvidas. Por isso, pedimos a ajuda de uns profissionais bem legais, com quem a gente pode conversar numa boa e que nos ajudaram a organizar as informações que estão nesse site e que vão continuar colaborando com a gente.

Falar em gravidez na adolescência é papo sério, mas temos quase certeza de que dá para pensar a respeito sem tanto medo ou pressão. Mas, vamos logo avisando, não queremos ser aquelas conselheiras chaaatas, viu?

Se tem uma coisa que existe no mundo é opção para escolher e cada escolha é importante para nosso presente e futuro. Mas, sem informação legal e gente que nos dê apoio, é difícil tomar decisões que vão nos acompanhar pela vida inteira.

Vamos aprender bastante com esse movimento! Como escolher um método anticoncepcional? O que rola em cada fase do ciclo menstrual? Como a vida pode mudar com a vinda de um bebê? E dezenas de outras perguntas.

Para começar, temos aqui um Manifesto, que escrevemos com carinho. Você pode sacar um pouco mais sobre como enxergamos a vida que temos pela frente.

Uau! Falamos bem mais do que tínhamos imaginado! Depois contem aqui nos comentários o que vocês pensam a respeito da gravidez na adolescência e compartilhem com a gente as histórias que conhecem ou que viveram. Esperamos conquistar muitos amigos!

Achamos que vale a pena ir em busca de alguns ideais e escolhemos fazer um pouco mais pelas pessoas que estão próximas de nós! E você?

Venha participar conosco desse movimento, pois A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS! #VIVA

 

Beijos,

 

Lyne e Niki