O movimento A Vida é Feita de Escolhas

Escolhas que transformam histórias de vida

Estudos da ONU e da Organização Mundial da Saúde apontam que a gravidez não planejada é um dos fatores que limitam o desenvolvimento econômico e social da mulher e, principalmente na adolescência, traz alto risco para a saúde e a vida. O acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, à informação e formas de contracepção é um direito de toda mulher, em qualquer idade.

No Brasil, o alto o índice de gravidez não planejada entre jovens é um problema de saúde pública. Somos um dos sete países que concentram metade das mães adolescentes do mundo. 1 em cada 5 crianças brasileiras é filha de meninas menores de 19 anos.

Essas meninas apresentam maior risco de complicações obstétricas. 70 mil morrem a cada ano, no mundo, de causas relacionadas à gravidez e ao parto.

A gravidez inesperada na adolescência frustra projetos de vida, contribui para o abandono escolar e a perpetuação dos ciclos de pobreza, desigualdade e exclusão.

Para transformar esta realidade, nasceu o movimento A Vida é Feita de Escolhas, que tem como objetivos:

• Disseminar a conscientização e o empoderamento, de forma que mais mulheres exerçam seu direito de escolher
SE e QUANDO querem engravidar.
• Ajudar a construir uma sociedade com melhores perspectivas de saúde, educação e desenvolvimento.
• Proporcionar maiores chances para que milhões de meninas atinjam seu potencial pleno.

Estes objetivos atendem às prioridades decretadas pela Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, da ONU, um compromisso firmado por mais de 150 países.

É hora de assumirmos nossa responsabilidade social como empresa, profissionais, cidadãos e seres humanos. O mundo pode ser um lugar melhor para mais pessoas. Essa é a nossa escolha. Curta, compartilhe e apoie esta causa.